Cha de Gengibre

Por que é saudável excluir bebidas doces da sua dieta


publicado à 1252 dias atrás

Embora muitas pessoas sejam a favor da ingestão de sucos durante as refeições, há quem diga que bebidas doces devem ser excluídas de nossa dieta diária - não somente as bebidas industrializadas, como refrigerantes, como sucos naturais também. O assunto, embora polêmico, tem lá seu fundamento.

LEIA MAIS: Sucos detox - industrializados versus naturais

POR QUE ESTA TEORIA?

De acordo com alguns especialistas, o cérebro não consegue assimilar tão bem a quantidade de calorias líquidas ingeridas, tanto quanto assimila a quantidade de calorias mastigadas. Ou seja: quando você está comendo alguma coisa calórica, mastigando-a, durante este processo seu cérebro vai recebendo a mensagem de que o corpo está sendo alimentado e consegue responder esta mensagem com a sensação de saciedade - e é aí que você para de comer.

Já com líquidos a coisa é um pouco diferente: enquanto ingerimos bebidas, sejam elas calóricas ou não, nosso cérebro não consegue assimilar muito bem a quantidade calórica contida nelas, nem dizer até quanto está bom, para que nos sintamos satisfeitos - justamente por se tratar de líquido.

Pense em uma situação em que você está com fome e ingere um copo de 200ml de suco. Seu estômago, que antes estava roncando, vai continuar a roncar e você se verá obrigado a comer algo para "acalmá-lo" - porque só ingeriu líquido e o cérebro, por consequência, não processou essa informação. Resultado: ao invés de só comer algo, você comeu e bebeu - ingerindo calorias duplamente ao invés de só uma.

Moral da história: o melhor mesmo é ingerir água ou chás (sem adição de açúcar ou adoçante) em intervalos, para hidratar o corpo e não para se enxarcar durante as refeições!

LEIA MAIS: Mousse de limão e gengibre

Por que é saudável excluir bebidas doces da sua dieta
Imagem: papacapimveg.com/ [reprodução].