Cha de Gengibre

Cozinhando com gengibre


publicado à 1586 dias atrás

O mais comum é usar o gengibre para fazer receitas de chás e sucos - que são, também, as mais eficazes quando o objetivo é emagrecer, por exemplo. Mas existem várias receitas deliciosas de comidas em que você também pode usá-lo como ingrediente. Conheça duas!

LEIA MAIS: Como descascar gengibre mais facilmente

- ARROZ COM CENOURA E GENIBRE
Refogue 1 colher (sopa) de alho triturado ou picado e, junto, 3 colheres (sopa) de azeite. Acrescente 1 cenoura ralada e 1 colher (café) de gengibre ralado ou em pasta. Adicione 150g de arroz e refogue, junto aos demais ingredientes, por alguns minutos. Adicione meia colher de sopa de sal e cubra com água fervente, até a altura de 1cm a mais do nível do arroz.

Após, cozinhe em fogo baixo, com a panela parcialmente tampada (para sair o vapor até a água chegar no arroz). Tampe totalmente depois disso, deixando por mais alguns minutos - até terminar o cozimento. Desligue o fogo e espere 5 minutos até o arroz "descansar" e secar. Por fim, mexa o arroz com o auxílio de um garfo, certificando de que não grudou, e salpique um pouco de salsinha. Rende 4 porções.

- SALMÃO GRELHADO COM GENGIBRE

Ingredientes: 
- 2 postas de salmão;
- Sumo de 1 laranja;
- 1 colher (chá) de alho em pó;
- 1 colher (chá) de genibre em pó;
- 3 colheres (sopa) de molho de soja;
- 1 colher (sopa) de mel.
1 c. sopa de mel

Modo de preparo: coloque o salmão em um saco de congelar, juntamente com o sumo de laranja, o alho em pó, o gengibre, o molho de soja e o mel. Feche bem o saco e vire-o, cuidadosamente, para envolver a marinada. Deixe agir no freezer durante 30 minutos. Depois, aqueça uma frigideira com um pouco de azeite. Coloque o salmão na frigideira e deixe grelhar de ambos os lados. Sirva.
 

Cozinhando com gengibre
Imagem: panelaterapia.com [reprodução].