Cha de Gengibre

Como usar o gengibre na comida japonesa


publicado à 742 dias atrás

Muita gente pergunta como fazer aquele gengibre que vem "molhadinho", pronto para ser consumido juntamente com a comida japonesa, seja marinado ou não. Bem, existe uma maneira específica de preparo para que ele fique assim, e esta maneira você confere abaixo.

LEIA MAIS: Suco detox natural com gengibre

O chamado 'gengibre em conserva', chamado de “gari”, acompanha os pratos de sushi para limpar o paladar entre um peixe e outro, além de estimular a digestão. Seu preparo é muito simples.

Ingredientes:
- 1 gengibre jovem firme, de tamanho médio a grande (quanto mais maduro, mais fibroso);
- 1 e 1/2 xícara de açúcar;
- 1 e 1/2 xícara de vinagre de arroz.

Modo de Preparo:
Primeiro, lave bem o gengibre e descasque-o com a ajuda de um descascador de legumes ou com uma faca pequena afiada. Se a pele do gengibre estiver bem fininha, é possível descascar facilmente com uma colher. Depois, rale-o em rodelas bem, bem fininhas.

Então, coloque o gengibre em uma peneira, acrescentando 1 colher de sopa e 1 de sal. Misture bem, deixando descansar por uma hora, mais ou menos. O sal vai desidratar o gengibre - não se preocupe, porque não fica salgado. Feito isto, seque o gengibre, em pequenas porções, numa toalha de papel.
 
Separe um recipiente pequeno onde você irá colocá-lo. Depois, em uma panela, misture o açúcar e o vinagre e leve ao fogo até dissolver - sem ferver. Derrame o molho, ainda quente, sobre o gengibre e perceba que em poucos segundos ele ficará rosado. 
 
Depois deixe esfriar, tampe-o e leve-o até a geladeira por 24 horas. Se preferir mais suave, basta aguardar mais tempo antes de consumir. Depois é só servir - para isso, pegue uma pequena porção com a ponta dos dedos e faça uma leve pressão contra a parede do recipiente para escorrer o molho. Acomode no prato de sushi.

LEIA MAIS: Sopa de legumes com gengibre

Como usar o gengibre na comida japonesa
Imagem: sushiya.com.br [reprodução].